Acontece com a maioria das famílias e com mais
frequência do que se imagina: as férias escolares acabam por se tornar um problema
na rotina familiar. Pois trazem muitas dúvidas aos pais de como manter o
equilíbrio entre o desejo de seus filhos de aproveitarem ao máximo os dias sem
escola e suas possibilidades de os acompanharem e até de os supervisionarem
nesses períodos.
As crianças e jovens adoram os momentos de lazer,
quando desaparecem as obrigações, os horários e entram as múltiplas
possibilidades de diversão. O computador, os games, a televisão são geralmente
os primeiros companheiros dos primeiros dias de recesso escolar. Mas como tudo
cansa e até o que entretém deve ser diversificado para não entediar, acontece o
inevitável: podendo ou não sair sozinhos ou sendo pequenos para prescindirem da
companhia de um adulto, a verdade é que surgem muitos e diversificados conflitos.
Os pais por outro lado, ficam apreensivos, pois as
crianças acabam ficando mais tempo sozinhas em casa, com ou sem a presença de
uma empregada ou um parente que lhes supra as necessidades e compreenda suas
reações. Outros, pensam logo em estruturar um esquema de reforço escolar
aproveitando o tempo ocioso. E como as crianças em geral se rebelam e não
cumprem por si só essa jornada extra de estudo, começam as cobranças e o clima
desanda para as brigas e choradeiras.
Existem as tradicionais saídas para o problema: os
acampamentos, as férias na casa de outros parentes, as "escolas de
férias". Mas novas opções vêm sendo encontradas pelos pais, que não estão
dispostos a lançar mão do orçamento mensal tantas vezes ao ano.
APROVEITANDO O TEMPO LIVRE
Uma ideia é procurar fazer junto com as crianças um
planejamento dessas semanas ou datas sem aulas, de uma forma bem equilibrada,
com dias e horários reservados para atividades dirigidas, obrigatórias , que
serão cobradas pelos pais e um tempo livre onde entram brincadeiras, visitas,
passeios, viagens, computador, cinema, jogos, esportes, etc. Afinal, ninguém
entra em férias de ler, escrever, não é? Então um livro escolhido pela criança
deve ser um companheiro para esses momentos de descanso, assim como anotar
recados telefônicos, fazer a lista do supermercado, ajudar nas compras e
aprender a fazer o troco estão entre as atividades que podem e devem ser
treinadas nessas ocasiões.
Entre as tarefas dirigidas e que são instrutivas
(pois criam hábitos ao longo do tempo) está a necessária arrumação de armários,
material escolar, brinquedos, roupas, uniformes,etc. Os pequenos podem
participar junto com os irmãos mais velhos ou um adulto da tarefa e além de
aprenderem a organizar seu armário, sua escrivaninha. Ainda podem escrever (ou
desenhar) as etiquetas para as gavetas, consertarem caixas de brinquedos com
fita adesiva,separarem brinquedos que não usam mais,etc. Os mais velhos, têm aí
a oportunidade de começarem a aprender a se cuidar nas ruas, a pegar um táxi,
metrô, ônibus e já que podem começar a ir e vir sozinhos, após uns dias de
supervisão, ao dentista por exemplo, ou fazer alguma compra.
Existem visitas que raramente se fazem durante o
tempo de aulas: a museus, a parques, ao mercado da cidade, a estação
ferroviária (quantas crianças nunca andaram de trem!), ao teatro, às audições
musicais,etc. E podem ser combinadas com um professor ou monitores do museu,
trazendo horas de diversão e aquisição de novos conhecimentos e acrescentam uma
nova idéia sobre como utilizar o tempo livre de modo interessante e produtivo.
Aos mais pequeninos, sempre agrada muito fazer
tarefas que os tornem "grandes" aos olhos dos irmãos mais velhos e
principalmente dos pais: recolher o jornal, aprender a fazer a própria cama,
lavar sua roupa íntima, trocar a água do cachorro,molhar o jardim,dão à criança
a noção de responsabilidade e de fazerem parte da família como membro que
contribui.
PAIS SOSSEGADOS, CRIANÇAS ENTRETIDAS
Os pais podem também se reunir com vizinhos que
tenham filhos da mesma faixa etária e contratar um recreacionista, para passar
um período do dia com as crianças no playground ou no salão de festas do
prédio. As brincadeiras, os jogos, os esportes poderão ser dirigidos e muita
experiência boa vai acontecer com certeza!Assim, os pais trabalharão mais
sossegados e as férias da criança serão tão instigantes e divertidas como se
ela fosse a uma festa diariamente!
O que não pode acontecer em
nenhuma idade, é a criança se sentir abandonada, sem tarefas, entediada, sem
saber como usar seu tempo e aproveitar de modo saudável e construtivo as férias
escolares e as "pontes" entre feriados. Deve compreender através de
conversas amistosas e realistas, adequadas a sua etapa de crescimento, que nem
todos os pais podem arcar com viagens longas e nem em todas as ocasiões eles
poderão estar juntos. Mas também, que férias podem ser um bom período para aprenderem
coisas interessantes e ser mais independentes e maduros!
"O que não pode acontecer em nenhuma idade, é
a criança se sentir abandonada, sem tarefas, entediada, sem saber como usar seu
tempo e aproveitar de modo saudável e construtivo as férias escolares"