ESG desenvolve solução para combate ao Aedes Aegypti

05 de Abril de 2016

Nos últimos meses, escolas públicas e particulares se uniram no combate ao mosquito Aedes Aegipty, transmissor do vírus da dengue, chikunguya e zika. Instituições de todo o país se comprometeram em articular ações conjuntas com os sindicatos de categoria e Ministério da Educação

A Escola São Geraldo (ESG) aderiu à iniciativa e organizou uma série de palestras e atividades educativas para a conscientização dos seus alunos. No entanto, a instituição também propôs uma ação interna para manter os mosquitos e outros insetos bem longe das suas dependências: o plantio de citronela.

A diretora da escola, Maria Bernadete Gobbi Lellis, explica que a planta funciona como um repelente natural e, quando regada, exala um cheiro incômodo aos insetos. “As folhas fornecem um óleo que também pode ser utilizado na elaboração de aromatizadores de ambientes, detergentes, sabonetes, cremes e outros cosméticos”, diz.

A citronela, inclusive, passou a ser utilizada na limpeza dos ambientes da instituição. De acordo com Bernadete, os panos agora são umedecidos em uma solução das folhas da planta e água morna. Dessa forma, suas propriedades são aproveitadas na maior parte da escola.

Para fazer em casa
Essas iniciativas também podem ser aplicadas em casa. A diretora da São Geraldo recomenda cortar duas ou três folhas em pedaços pequenos e distribuí-las em pires colocados nos ambientes. “Sempre de olho, claro, em possíveis focos de proliferação dos mosquitos”, ressalta.

DEIXE SEU COMENTÁRIO