Oficinas no contraturno

01 de Janeiro de 2015

Redação, Música, Esportes e Matemática. Essas são as quatro oficinas opcionais que a Escola São Geraldo (ESG) oferta aos alunos do Ensino Médio (1º e 2º ano). O intuito é fazer com que o estudante passe mais tempo na escola e preencha seu tempo livre com uma atividade que lhe agrada. Essas atividades são oferecidas no contra turno do aluno.

Segundo a Pedagoga Vanilza Gouvea, idealizadora do projeto, a ideia surgiu da percepção de que é preciso buscar novas formas e metodologias de trabalho que valorizem e estimulem o desenvolvimento das habilidades dos jovens.

A Oficina de Instrumentos de Cordas, por exemplo, desenvolve a inteligência musical e o aprimoramento de aspectos cognitivos e sensoriais dos alunos por meio do aprendizado de instrumentos como baixo, guitarra, violão e violino.

Já a de Redação aborda, de forma estimulante e diferenciada, temas já trabalhados em sala de aula e que enfatizem os gêneros textuais mais solicitados nos concursos e em provas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Comumente vista como uma disciplina complicada, a matemática não é um mistério na oficina de Desafios Matemáticos, que tem como estratégia a resolução de problemas para a fixação do conteúdo. Nela o estudante analisa gráficos, tabelas, esquemas e infogramas para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

A oficina de Movimento Corporal e Esportes propõe a mediação reflexiva das diferentes práticas esportivas e movimentos corporais no desenvolvimento integral, prevenção e manutenção da saúde, integração social e a expressão de sentimentos e emoções para que a vida do estudante se torne mais produtiva.

                                                                           

DEIXE SEU COMENTÁRIO