Sisu: inscrições para 4.930 vagas na Ufes abrem na terça

23 de Janeiro de 2017

Os candidatos a entrar em um curso de ensino superior na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) este ano, pela primeira vez, serão selecionados somente pelo Sistema de Seleção Unificada de (Sisu), plataforma nacional on-line. São 4.930 vagas em 91 graduações com inscrições entre os dias 24 e 27 de janeiro, terça a sexta-feira da semana que vem. Ontem, as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que são usadas para a disputa no Sisu, foram liberadas para acesso dos alunos on-line.

Uma das grandes mudanças com o Sisu (sisu.mec.gov.br) é que os estudantes poderão inscrever-se em duas instituições que utilizarem o sistema como plataforma de ingresso. Outra novidade é que é possível trocar as escolhas de curso e universidade mais de uma vez até o fechamento das inscrições. Isso porque, a cada dia, é oferecido um balanço que mostra a colocação do candidato na graduação pela qual ele optou. Se a média da pessoa estiver abaixo da apresentada por outros candidatos, ela poderá se inscrever em outro curso que acredite ter mais chances.

No site sisu.ufes.br, clicando em “Adesão”, o aluno consegue saber qual o peso de cada uma das provas do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos e matemática) para o curso desejado, de um a cinco. A redação tem peso quatro em todos.

Resultados

Depois do dia 27, o Ministério da Educação (MEC) leva cerca de três dias para enviar os resultados finais às instituições. Com essas informações, a própria Ufes divulgará a lista de aprovados em seu processo seletivo. Antes mesmo, os candidatos terão acesso à informação de que conseguiram ou não uma vaga no site do Sisu, mas a divulgação pela universidade funcionará como uma oficialização.

“É uma proposta mais transparente e que simplifica o processo. Com o resultado revelado, será feita uma pré-matrícula on-line e depois a matrícula de fato, na primeira ou segunda semana de fevereiro”, diz a pró-reitora de graduação da Ufes, Zenólia Campos Figueiredo. As datas exatas ainda não foram definidas.

O cadastro feito no site da Pró-reitoria de Graduação (www.prograd.ufes.br), antes de se matricular de fato, servirá para a instituição saber quem realmente pretende cursar o ensino superior na Ufes.

As aulas na universidade para os novos alunos começam no dia 21 de março.

Banca vai analisar candidato a cota racial

Das 4.930 vagas na Ufes que serão disponibilizadas pelo Sisu, 50% são para reserva de vagas: metade para cotas raciais e a outra parte para cotas econômicas. Mas este ano há um elemento novo para quem se inscrever disputando como preto, pardo ou indígena.

Além da autodeclaração e do termo que é assinado pelo candidato dizendo que aquela informação é verídica, será preciso preencher um formulário específico e entregar a uma banca de professores. Eles vão avaliar se os aspectos fenotípicos, ou seja, a aparência, correspondem com o pedido de concorrência entre cotistas raciais.

“A pessoa vai preencher presencialmente o questionário acompanhado pela comissão, na matrícula”, explica a pró-reitora de graduação da Ufes, Zenólia Campos Figueiredo.

Também vai tirar uma foto tamanho 10x15 colorida, que será anexada a esse questionário. “Depois, a comissão vai ter acesso a mais dados para cruzar as informações e confirmar se a avaliação coincide com o que o candidato declarou”, diz a pró-reitora.

Especialistas

Os professores que farão parte dessa banca são da própria universidade, especialistas em estudos étnico-raciais. “São cinco pessoas, que inclusive já deram um curso sobre o assunto para quem estará trabalhando na matrícula”, destaca Zenólia.

Apesar disso, oficialmente, a comissão ainda não foi formada. A previsão é de que uma portaria nomeando os participantes da banca seja divulgada pela Ufes na semana que vem.

Prouni e Fies já têm datas

Além do Sisu, o Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem as datas para inscrição em dois programas do governo federal que promovem o acesso ao ensino superior, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Todos os cadastros serão feitos on-line.

Os interessados no Prouni, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas em todo o país, poderão se inscrever de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, no site prouniportal.mec.gov.br.

O programa leva em conta a nota no Enem e a situação socioeconômica do candidato. São selecionados estudantes com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Já o Fies também usa a nota do Enem e terá cadastros para tentar o financiamento federal, em universidades particulares, de até 100%, entre 6 e 9 de fevereiro, no site: sisfiesportal.mec.gov.br.

FONTE: Gazeta Online 

DEIXE SEU COMENTÁRIO